Plan International Brasil 11 4420.8084

3 FILMES QUE VALORIZAM A IGUALDADE DE GÊNERO

Tempo de leitura: 2 minutos

3 FILMES QUE VALORIZAM A IGUALDADE DE GÊNERO

A história do cinema conta com obras muito importantes que valorizam a igualdade de gênero. Confira alguns filmes para assistir com meninas e meninos para que eles percebam a importância da igualdade:

1. PERSÉPOLIS (MARJANE SATRAPI E VINCENT PARONNAUD, 2007)

Persépolis é uma divertida animação baseada na autobiografia da quadrinista Marjane Satrapi, contando sobre sua vida a partir de seus 8 anos de idade. Nascida no Irã, na época em que o país vivia uma revolução que iria conceder o poder aos aiatolás (o que iria diminuir a liberdade e os direitos das mulheres), e depois indo viver na França, Marjane se vê constantemente levada a questionar os papéis impostos às mulheres nas culturas oriental e ocidental. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2008.

Classificação indicativa: 12 anos.

2. O SORRISO DE MONA LISA ( MIKE NEWELL, 2003)

Protagonizado por Julia Roberts, O Sorriso de Monalisa é um filme que mostra como o sistema educacional pode contribuir para a cultura do machismo. A obra, que se passa nos anos 50, conta a história de um grupo de mulheres que, apesar de um desempenho brilhante na universidade em que estudavam, não eram estimuladas a serem independentes financeira e emocionalmente. É aí que entra a personagem de Julia Roberts: Julia, no papel de uma professora de artes, estimula as habilidades das alunas, levando-as a refletirem sobre o papel da mulher na sociedade.

Classificação indicativa: 12 anos.

3. BILLY ELLIOT (STEPHEN DALDRY, 2000)

Billy Elliot é um garoto de 11 anos que vive na Inglaterra, em uma cidade pequena e conservadora. Billy é obrigado pelo pai a treinar boxe, mas o que realmente lhe interessa é o balé, cujas aulas são oferecidas na mesma academia onde tem aulas de boxe. Incentivado pela professora das aulas de balé clássico, Billy decide lutar por seu sonho de ser bailarino, mesmo enfrentando uma grande resistência da família e dos moradores da cidade onde vive. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e também ao Globo de Ouro.

Classificação indicativa: Livre.