Plan International Brasil 11 4420.8084

3 MULHERES QUE REVOLUCIONARAM A TECNOLOGIA

Tempo de leitura: 2 minutos

3 MULHERES QUE REVOLUCIONARAM A TECNOLOGIA

Embora seja considerada por muita gente como um “universo masculino”, a tecnologia não teria avançado tanto sem a contribuição das mulheres. Conheça 3 personalidades femininas que contribuíram significativamente para a história da tecnologia – e do mundo

ADA AUGUSTA BYRON KING

Em pleno século 19, Ada Augusta Byron King, a Condessa de Lovelace, foi a primeira pessoa a escrever um algoritmo capaz de ser processado por uma máquina, o que a fez ser considerada a primeira programadora de toda a história da humanidade. Ada traduzia textos de matemáticos e foi assim que ela começou a ter contato com cálculos mais complexos, que despertaram sua curiosidade. Embora na época não houvesse equipamento apropriado para provar suas teorias, os estudos de Ada foram comprovados depois de sua morte, e ela se tornou uma das precursoras dos estudos de ciência da computação.

HEDY LAMARR

Hedy Lamarr era muito mais do que um rostinho bonito: considerada pela indústria do cinema como a mulher mais bonita do século 20, a atriz hollywoodiana deixou sua marca na história da tecnologia ao desenvolver o precursor do wireless, que hoje permite as conexões wi-fi e uma vida muito mais rápida e sem tantos fios. Além de atriz, Hedy Lamarr também era matemática e inventora, e foi ela a responsável pela criação do “salto de frequência”, um processo que envia sinais de rádio a partir de diferentes canais de frequência.

RADIA PERLMAN

Radia Perlman, conhecida como a “Mãe da Internet”, foi a cientista da computação responsável pela criação do protocolo Spanning Tree (STP), que permite que a comunicação entre dois ou mais computadores seja possível. Por ser uma das únicas mulheres de sua turma a conseguir se formar, Radia também é uma forte defensora da inserção feminina na tecnologia, por acreditar que a pluralidade de opiniões e vivências pode enriquecer a experiência virtual.