Plan International Brasil 11 4420.8084

3 PERSONAGENS HISTÓRICAS PARA AS MENINAS SE INSPIRAREM

Tempo de leitura: 2 minutos

3 PERSONAGENS HISTÓRICAS PARA AS MENINAS SE INSPIRAREM

Elas entraram para a história pela coragem de lutar pelo que acreditavam e por não desistirem de alcançar seus sonhos. Conheça algumas mulheres que, em épocas distintas, contribuíram significativamente para o respeito às mulheres e aos direitos humanos:

OLYMPE DE GOUGES

Olympe de Gouges viveu no século 18 e foi de tudo um pouco: historiadora, jornalista, escritora, professora, entre outras atividades. Olymp escreveu várias obras que defendiam os direitos das mulheres e entrou para a história ao escrever a Declaração das Mulheres e da Cidadã, em oposição à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que, durante a revolução francesa, defendia a democracia e direitos civis apenas para os homens, excluindo as mulheres e colocando-as em uma posição de inferioridade social, econômica e política.

HARRIET TUBMAN

Nascida no século 19, durante o período da escravidão norte-americana, Harriet Tubman escapou da fazenda onde era escravizada e depois se dedicou a realizar missões de resgate de outros escravos, de diferentes lugares no território norte-americano. Ao todo, foram cerca de treze missões que resgataram mais de 300 pessoas. Mais tarde, depois da Guerra Civil Americana e da abolição da escravidão nos Estados Unidos, Harriet se tornou uma ampla defensora do voto feminino.

AMELIA EARHART

Amelia Earhart foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, ocupando seu espaço em uma carreira dominada por homens e tida por muita gente como “essencialmente masculina”. Amelia, ao decolar rumo aos seus sonhos, abriu portas para várias outras mulheres que, assim como ela, tinham um desejo incansável de voar, e se tornou conhecida em todo o mundo. Ela foi a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross”, condecoração pelo seu feito de ser a primeira mulher a atravessar o oceano pacífico sozinha.