Plan International Brasil 11 4420.8084

A PLAN INTERNATIONAL E O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 5

Tempo de leitura: 2 minutos

A PLAN INTERNATIONAL E O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 5

Nossa organização dedica grande parte de seus esforços à defesa dos direitos das meninas e à promoção da igualdade de gênero.

O ODS 5 aborda especificamente as questões de gênero e estabelece “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” como um objetivo essencial para o desenvolvimento sustentável global. Deixa bem nítido que, embora homens, mulheres, meninos e meninas tenham os mesmos direitos, na prática não os acessam da mesma forma, uma vez que meninas e mulheres estão em desvantagem e vivem em situação de desigualdade em relação aos meninos e homens. A inclusão do enfrentamento da desigualdade de gênero nos ODSs nos possibilita atuar sobre as causas estruturais dessa desigualdade: pela primeira vez, foram colocados no centro das prioridades globais a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas e das mulheres como estratégias fundamentais de desenvolvimento sustentável.

Nós da Plan temos o compromisso com o ODS5 e entendemos que ele é um meio para que se alcancem todos os outros objetivos. Temos a consciência de que o ODS 5 aborda três questões estruturais para a vida das meninas: a violência e a exploração sexual; o trabalho infantil doméstico e o casamento precoce. De maneira transversal, nos outros 16 ODS, a questão de gênero deve ser observada em relação à redução da pobreza, do acesso à saúde, direitos sexuais e reprodutivos, da educação de qualidade e da erradicação da violência contra crianças e adolescentes de maneira geral. Nosso papel tem sido informar a sociedade acerca da existência dos mesmos, conformar rede de promoção dos direitos das meninas e igualdade de gênero, espaço em que junto com outras organizações da sociedade civil

Nesse sentido, foi criada, em parceria com outras organizações e coletivos da sociedade civil, a Rede de Promoção dos Direitos das Meninas e Igualdade de Gênero, que promoverá um processo participativo de construção de um movimento nacional com a intencionalidade de informar a sociedade brasileira sobre igualdade de gênero e monitorar, incidir e acompanhar o Poder Público em todos os níveis na efetiva implementação das metas do ODS 5, reconhecendo a igualdade de gênero e a promoção dos direitos das meninas e das mulheres como um dos princípios fundamentais da ação do Estado Brasileiro.