Plan International Brasil 11 4420.8084

PESQUISA APONTA QUE FALAR SOBRE CICLO MENSTRUAL É UM TABU PARA MENINAS E MULHERES

Tempo de leitura: 2 minutos

PESQUISA APONTA QUE FALAR SOBRE CICLO MENSTRUAL É UM TABU PARA MENINAS E MULHERES

Campanha criada pela Plan International incentiva criação de emoji para facilitar diálogo sobre a menstruação e contribuir para a desconstrução dos tabus em torno do ciclo menstrual que prejudicam a vida de meninas e mulheres.

Uma pesquisa realizada pela Plan International no Reino Unido mostrou que dois terços das mulheres não se sentem confortáveis para falar sobre seu ciclo menstrual com seu pai ou amigos do sexo masculino. A pesquisa ainda apontou que quase metade das mulheres com idade entre 18 e 34 anos se sentiria mais à vontade se existisse um emoji – ícones digitais usados para representar emoções, alimentos, entre outros temas – para falar sobre o assunto. Atenta a esta demanda, a Plan International criou uma campanha para escolher o emoji que poderia representar o ciclo menstrual.

Após a participação de aproximadamente 55 mil pessoas, incluindo celebridades como a humorista Katherine Ryan, a atriz Sharon Horgan e a autora Kathy Lette, uma calcinha com gotas de sangue foi o emoji escolhido. As outras opções eram um absorvente higiênico, um calendário mensal, gotas de sangue com carinhas mostrando o estado de humor, e um útero. Até setembro, o vencedor será submetido ao consórcio Unicode, com sede na Califórnia, que gerencia a distribuição de emojis em todo o mundo.

“Gostaríamos de saber o que as brasileiras pensam sobre o assunto. Qual emoji seria escolhido por aqui?”, afirma Monica Souza, gerente de Comunicação e Marketing da Plan International Brasil.

A pesquisa no Reino Unido ainda apontou que 1 em cada 10 mulheres também não se sente à vontade para falar sobre o tema com suas amigas, um quarto delas com suas colegas no trabalho e apenas um terço das mulheres se sentiria feliz por falar sobre isso com seus superiores no trabalho.

Para a Plan International Brasil, falar sobre o ciclo menstrual deveria ser algo normal e não motivo de vergonha, uma vez que 800 milhões de meninas e mulheres passam por isso em seu dia-a-dia. “A criação deste emoji é algo simbólico para conscientizar as pessoas a falar sobre o tema. Desde cedo, as meninas são educadas para não falar do assunto, algumas faltam na escola por medo de bullying ou tratamento inadequado. O tabu pode ter consequências, como infecções por falta de educação e produtos de higiene”, finaliza Monica.

Para saber mais sobre a campanha e os tabus em torno da menstruação, visite: www.plan-uk.org/emoji.