Plan International Brasil 11 4420.8084

Estoure Sua Bolha recebe mais de 900 pessoas em SP

Tempo de leitura: 2 minutos

Estoure Sua Bolha recebe mais de 900 pessoas em São Paulo

Óculos de realidade virtual permitiram exercitar a empatia e acompanhar os desafios que uma menina enfrenta no trajeto da escola para casa no interior do Maranhão

Durante o mês de julho, a Plan International Brasil promoveu na capital paulista a experiência imersiva Estoure Sua Bolha. Quem passou pela Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista, entre os dias 8 e 14 teve a oportunidade de exercitar a empatia e ter a sensação de como pode ser perigoso o simples caminho entre a escola e a casa de uma menina adolescente na zona rural de uma cidade no interior do Maranhão.

Usando óculos de realidade virtual, cerca de 900 participantes da ação assistiram a um vídeo em 360 graus com 4’30” de duração. No vídeo, duas meninas se encontram para pegar o ônibus e voltar para casa. Uma delas já estava há bastante tempo esperando e o ônibus não passava. As duas decidem enfrentar os perigos e voltar a pé mesmo, pois uma delas precisa cuidar da irmã para que a mãe possa sair para trabalhar. No caminho, elas estão sujeitas a assédio e violência sexual.

Colocar-se no lugar dessas meninas, na realidade que enfrentam diariamente, contribui para questionar a bolha em que boa parte das pessoas vive e dá uma visão mais ampla sobre as causas de abandono escolar entre jovens de regiões rurais nos interiores do Brasil, por exemplo. “Conseguimos despertar a empatia nas pessoas, mostrando que é preciso sair da própria bolha para enxergar a realidade dos outros, em especial das meninas brasileiras”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan International Brasil.

Depois de assistir ao vídeo, os visitantes e as visitantes podiam estourar bexigas que continham cartões com os depoimentos de meninas beneficiadas por um dos projetos da Plan pelo Brasil. A experiência, criada pela agência BySide, teve boa repercussão nas redes sociais da Plan. A atriz Thainá Duarte, da série Aruanas, foi uma das pessoas que passou pela experiência e compartilhou em seu perfil no Instagram. Thainá tem 34 mil seguidores.

Veja abaixo o depoimento da ilustradora Christiane Silva Messias Pretero, que passou pela experiência:

Estava passeando na Avenida Paulista, para ver pessoas e tomar um sorvete, como sempre faço. Antes de ver a experiência da Plan, eu já tinha sido abordada por três pessoas pedindo ajuda. Decidi entrar na bolha. Já no começo do vídeo, fiquei um pouco tensa. Quando o motoqueiro aborda a menina indo à escola, senti empatia e medo. Percebi o abismo que existe entre nós, na cidade, e eles, na zona rural. Apesar de a metrópole apresentar muitos problemas, lá é extremamente mais sério, triste e urgente! O abismo social é gritante e trabalhos como o da Plan são necessários. Sai de lá impactada e comovida. Há muito o que fazer. São muitas bolhas a serem penetradas, acolhidas e curadas.