Plan International Brasil 11 4420.8084

Campanha do projeto Papo Reto leva conscientização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Tempo de leitura: 2 minutos

Campanha do projeto Papo Reto leva conscientização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Peças serão veiculadas em redes sociais, rádios e minidoor em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Confira o vídeo da campanha!

 

Combater a violência sexual contra meninas e meninos precisa ser uma preocupação diária de todas as pessoas. Mas, como conscientizar crianças, adolescentes, jovens e suas comunidades sobre o tema? O projeto Papo Reto – Jovens Contra a Violência, que tem esse propósito, já começou nos 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com ações previstas até junho de 2022.

Como parte dessa conscientização, o projeto inicia agora uma ampla campanha de divulgação sobre o tema, que chega às mídias on-line nas redes sociais e por influenciadores, e offline, com a divulgação em rádios e mobiliário urbano nas principais cidades alcançadas pela iniciativa. O planejamento e a estratégia de veiculação da campanha são da Agência Anima21, de São Paulo. Na internet, a campanha teve início em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Um post sobre o assunto marcou o começo da campanha nas redes sociais da Plan.

A conscientização segue com a publicação de um vídeo e cards nas redes sociais, que estarão concentrados em dois períodos: durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, até 10 de dezembro, e em um segundo momento, em maio de 2022, para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Influenciadores digitais também vão se unir à divulgação nos dois momentos.

Um spot de rádio será apresentado nas principais emissoras da região, ampliando o alcance da mensagem contra a violência e pela inscrição de meninas e meninos para as oficinas do projeto. Já o mobiliário urbano vai receber anúncios em mini outdoors nas cidades de São José dos Campos, Aparecida, Potim, Guaratinguetá, Campos do Jordão, Caraguatatuba e Cruzeiro. No total, são 30 mini outdoors. “Esta é uma fase muito importante do projeto Papo Reto, pois vamos levar a mensagem contra a violência sexual que afeta meninas e meninos também para as comunidades. Assim podemos contribuir mais diretamente para o combate à violência, que na maioria das vezes acontece dentro de casa”, afirma Ana Nery Lima, coordenadora de projetos na Plan International Brasil.

O Papo Reto – Jovens Contra a Violência é uma iniciativa da Plan International Brasil e do Ministério Público de São Paulo que conta com recursos financeiros recuperados pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco. O projeto foi concebido para fortalecer habilidades de profissionais sobre temas estruturais para que continuem o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O Papo Reto atua com adolescentes e jovens, mas também com profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Jovens de 13 a 18 anos das 39 cidades podem se inscrever para as oficinas por um formulário on-line até abril de 2022. As atividades e rodas de conversa on-line têm carga horária de 12 horas e são divididas em três encontros. São 1.080 vagas no total. Quem participar ativamente do projeto, cumprindo a carga horária, receberá certificado e participará de sorteio de brindes. Para mais informações, o projeto disponibiliza o e-mail paporeto@plan-international.org.