Plan International Brasil 11 4420.8084

CASAMENTO INFANTIL

Tempo de leitura: < 1 minuto

CASAMENTO INFANTIL

Una-se pelo fim da violência, não deixe nenhuma menina e nenhuma mulher para trás!

Eu sei que você duvida, mas existe sim casamento infantil no Brasil!

Casamento infantil é toda união formal ou informal, em que ao menos uma das pessoas tem menos de 18 anos. O Brasil é o quarto país no mundo com o maior índice de casamentos infantis e as maiores afetadas são meninas com menos de 15 anos. Essas meninas encontram-se casadas com homens pelo menos 9 anos mais velhos. Mas existem centenas de registros de meninas casadas antes dos 15 anos.

36% das mulheres no Brasil se casaram ainda meninas, com menos de 18 anos.  

O casamento das meninas é entendido como uma resposta para uma série de contextos: sabe aquela família que está com medo de cair na boca do povo com aquela menina namoradeira? Sabe quem acha que a menina que tem 13 anos e engravidou vai passar muita vergonha se tiver um filho-sem-pai? Sabe aquelas pessoas que acham que lugar de menina não é na rua, que é dentro de casa? Essa é a falsa solução imposta por uma sociedade que acredita que meninas não tem voz. A sociedade precisa se conscientizar sobre os abusos do casamento infantil e ajudar a manter as meninas na escola, evitar a gravidez precoce e protegê-las de todos os abusos e violências. Você pode fazer a sua parte assinando a petição da campanha Casamento Infantil Não em: casamentoinfantilnao.org.br

Participe dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Vamos agir, vamos nos unir. A Plan International Brasil apoia a nossa luta. Não vamos deixar nenhuma menina ou mulher para trás.