Plan International Brasil 11 4420.8084

I CONFERÊNCIA LIVRE DE MENINAS DO MARANHÃO

Tempo de leitura: < 1 minuto

I CONFERÊNCIA LIVRE DE MENINAS DO MARANHÃO

Como resposta a uma iniciativa da Plan International Brasil, Governo do Estado do Maranhão promove conferência para ouvir as exigências das meninas do estado.

Em novembro, 200 meninas de todo o Estado do Maranhão participaram da Primeira Conferencia Estadual Livre das Meninas do Maranhão, organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher e apoiada pela Plan International Brasil e dentre outras organizações da sociedade civil.

Este evento é uma resposta direta da Secretaia de Estado da Mulher do Maranhão à apresentação da Pesquisa “Por Ser Menina – Crescendo entre direitos e violências” realizada pela Plan International Brasil em março deste ano. Como contrapartida aos dados apresentados no inicio do ano que falavam das vontades das meninas e suas realidades de, inclusive, altos índices de trabalho doméstico, a secretaria propôs a realização de 9 conferências em municípios chave no estado, culminando com o evento estadual, reunindo as comitivas e trazendo ao debate a contribuição das meninas em relação às políticas públicas que as atigem.

Entre as propostas das meninas na Conferencia, destacaram-se a necessidade de contar com serviços amigáveis de saúde para as adolescentes sem estigmas e preconceitos; discussões e diálogos sobre igualdade de gênero, violência e direitos no currículo escolar; formação em liderança e incidência politica para as meninas.

Ao fim da conferência, foi realizada ainda a Primeira Marcha das Meninas do Maranhão, que aconteceu nas ruas do centro de São Luís em direção à Prefeitura de São Luís e o Palácio dos Leões, sede do governo do Estado.