Plan International Brasil 11 4420.8084

OXENTE CHEGA AO MERCADO PARA PROMOVER O EMPODERAMENTO POR MEIO DA MODA

Tempo de leitura: 2 minutos

OXENTE CHEGA AO MERCADO PARA PROMOVER O EMPODERAMENTO POR MEIO DA MODA

Durante o ano de 2016, a Plan International Brasil, por meio do Projeto Pontes para o Futuro, financiado pela União Europeia, desenvolveu, em parceria com o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica – CEAP, um conjunto de ações formativas, integrando habilidades e competências empreendedoras, técnicas de gestão e inovação, contribuindo para a criação e êxito de micro empreendimentos que respeitem os princípios éticos e sustentáveis.

Participaram desta proposta 30 jovens de Salvador, entre os quais, um grupo composto de 04 meninas e 02 meninos que criou um empreendimento que, nas palavras deles: “visa trazer para seus clientes todo o poder que o empoderamento da autoafirmação traz para a vida das pessoas”.

O empreendimento, denominado OXENTE, não é só mais uma marca de vestuário. Como os próprios jovens afirmam: “nossos serviços visam afirmar a beleza existente em todos os corpos e essências. Fazemos roupas as quais representem a nossa clientela na sua forma mais bonita: a NATURAL!”.

O primeiro evento do grupo OXENTE, foi um desfile, realizado no dia 11 de março de 2017, no Shopping Center Lapa, no centro de Salvador, durante as comemorações da Semana da Mulher Coroada. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia – SPM-BA, em parceria com a Sociedade Adeola, a Associação Pérola Negra Comunicação, as Bandas Uns Zhé e Swing Iprosa, contou com apresentações, exposições artesanais, oficinas, palestras e orientação sobre saúde, além de rodas de conversa sobre o empoderamento feminino com profissionais das áreas de moda, fotografia, capoeira, dança, audiovisual, hair style, maquiagem e estética afro.

Concluímos com uma pergunta que o grupo Oxente faz para todos nós:

“Como seria uma roupa do seu jeito? Não conseguiu responder? Ótimo, venha com o grupo Oxente descobrir!!”

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais do trabalho do grupo OXENTE pode acessar a página no Facebook ou escrever no Messenger: @Oxente.vestuario

SOBRE O PROJETO PONTES PARA O FUTURO

O projeto Pontes para o Futuro, financiado pela União Europeia, é uma iniciativa da Plan International Brasil e conta com a parceria do IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania) e com o apoio da ADESC (Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia) e Salesiano.

A iniciativa pretende, até 2018, beneficiar 1.200 jovens de Salvador e Região Metropolitana com idade entre 17 e 24 anos, oferecendo formação em habilidades para vida, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo.