Plan International Brasil 11 4420.8084

PESQUISA SOBRE CASAMENTO NA INFÂNCIA É APRESENTADA NA SEMANA DA SAÚDE DO ADOLESCENTE

Tempo de leitura: < 1 minuto

PESQUISA SOBRE CASAMENTO NA INFÂNCIA É APRESENTADA NA SEMANA DA SAÚDE DO ADOLESCENTE

Será apresentada em São Luís (MA), na próxima quinta-feira (01/10), a pesquisa “Ela vai no meu barco – Casamento na infância e adolescência no Brasil”, produzida pelo Instituto Promundo em parceria com a Plan International Brasil e a Universidade Federal do Pará. O evento, que faz parte da Semana da Saúde do Adolescente, realizado pelo Programa Adolescente Saudável, começa às 14h, no Auditório do Laboratório da Central do MA e contará com participação dos representantes das organizações.

A pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de São Luís (Maranhão) e Belém (Pará), estados com maior incidência de casamentos com meninos e meninas com idade entre 10 e 18 anos, e mostra que a prática – embora pouco visibilizada – é comum no país.

Dados e estudos apontam que na América Latina, incluindo o Brasil, casamentos deste tipo são, em sua maioria, consensuais e informais, envolvendo homens adultos e meninas na fase da infância e adolescência.

E, ainda que apresentem contextos de poder de um cônjuge sobre o outro e limitações socioeconômicas, estes casamentos têm diferenças com outros lugares onde a prática ocorre, como países do Sul da Ásia e da África Subsaariana (onde as uniões são mais ritualizadas e formais).

Além de dados e análises sobre o tema, a pesquisa traz conclusões e recomendações para que o casamento na infância e na adolescência seja prevenido e erradicado no país – que apresenta um alto índice de incidência de casamentos na infância e adolescência em números absolutos se comparado a outros países.

O lançamento acontecerá na Rua João Luís, S/N, Diamante, São Luís, às 14h horas e que contará com apresentação teatral do Monólogo PAS por uma adolescente multiplicadora do Programa Adolescente Saudável.