Plan International Brasil 11 4420.8084

PLAN INTERNATIONAL BRASIL COMEMORA 18 ANOS NESTE MÊS DE DEZEMBRO

Tempo de leitura: 2 minutos

PLAN INTERNATIONAL BRASIL COMEMORA 18 ANOS NESTE MÊS DE DEZEMBRO

A Organização chegou em 1997 ao país e ao longo dos anos aumentou cada vez mais sua abrangência, sempre com o foco de não deixar nenhuma criança para trás.

Neste mês de dezembro, a Plan International Brasil comemora uma data muito importante: Seu aniversário de 18 anos!

Em 1997, a Organização chegou ao Brasil e pouco tempo depois começou suas atividades em Recife, onde ainda até hoje atua com projetos que beneficiam crianças, jovens e suas comunidades. Hoje, beneficiamos continuamente e diretamente mais de 80.000 crianças em cerca de 150 comunidades nos estados do Maranhão e Piauí. Em outros estados, como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e São Paulo, temos também projetos de grande destaque que impactam a vida de outros milhares de crianças. Estes projetos primam pela participação ativa destas crianças no processo de solidificação de suas comunidades, para que elas sejam a força motriz das mudanças necessárias para um ambiente mais inclusivo.

O alcance destes projetos também cresceu muito. Entre temáticas que vão desde a equidade de gênero até o trabalho de habilidades para a vida, conseguimos estabelecer importantes parcerias através de instituições e empresas parceiras que nos ajudam a visibilizar ainda mais a condição de crianças vulneráveis, dando a elas a oportunidade de crescer em um ambiente com oportunidades mais justas. “Estas parcerias nos ajudam a expandir, nos ajudam a alcançar mais crianças em outros espaços”, explica Anette Trompeter, Diretora Nacional da Plan International Brasil.

Ao longo destes 18 anos o trabalho se modificou, sempre tendo em mente a proteção à infância e seus direitos, como observa o Gerente Nacional de Desenvolvimento Organizacional, Gabriel Barbosa, que esteve presente nos primeiros anos da Organização no Brasil: “hoje temos uma presença mais sustentável, com uma perspectiva de desenvolvimento fomentando a participação autêntica de crianças e adolescentes em suas comunidades”, enfatiza.

Esta evolução deve-se ao trabalho em conjunto de sempre ouvir as crianças, entender suas vontades e necessidades. “Aprendemos muito com as crianças e jovens e construímos uma relação de respeito e inspiradora para toda a comunidade. Fomentamos a participação, oportunizando o desenvolvimento e o empoderamento de crianças, jovens, famílias e, consequentemente, suas comunidades”, acrescenta Gabriel.

Outro ponto muito importante de atuação e que cresceu muito nos últimos anos, é o processo de incidência política da Plan International Brasil no país.  Eficazmente, através de campanhas de âmbito nacional e projetos cada vez maiores, temos contribuído com mudanças significativas e possibilitado um canal para que crianças façam-se ouvidos em diversas esferas, institucionais e governamentais. “Esse processo de incidência política mais eficiente que temos alcançado nos permite focar no principal norte do nosso trabalho: não deixar nenhuma criança para trás”, conclui Anette.