Esta foi mais uma Turma Sob Medida executada pelo Projeto Pontes para o Futuro. A Turma Sob Medida é uma turma que tem todo seu desenho formativo e seu processo de execução pensado e planejado com uma empresa. Ou seja, é uma turma customizada de acordo com as exigências daquela determinada empresa que nos procurou, para atender suas demandas específicas de contratação.
Com a empresa, são planejadas as etapas de seleção dos(das) jovens que serão contratados(as): entrevistas; provas práticas e exames médicos; as etapas de formação, onde entra o cronograma do currículo de habilidades para a vida, da mentoria e do curso técnico; e a etapa final de ingresso na empresa, com a definição da data de contratação.
Antes de chegar à empresa para o processo seletivo, o Projeto Pontes para o Futuro, em parceria com outros atores locais, realiza todo o processo de mobilização e triagem dos(das) jovens que atendem aos requisitos e possuem a documentação necessária, além de oferecer uma primeira orientação para que os(as) jovens cheguem mais seguros e preparados na seleção. Desta forma, a Turma Sob Medida só inicia quando a turma é formada com os(as) jovens que já passaram positivamente por todas as etapas anteriores.
A Drogaria São Paulo além de já ter contratado mais de 20 jovens de turmas anteriores do Projeto, assumiu a maior parte dos custos desta Turma, incluindo o curso técnico que foi ministrado por funcionários da própria Drogaria, de acordo com as especificidades e necessidades de formação de recursos humanos da empresa.
SAIBA MAIS SOBRE AS TURMAS SOB MEDIDA
Nesse documentário, entenda melhor o que são as Turmas Sob Medida, como elas são formadas, como ocorre a parceria com as empresas e por que esse tipo de formação é tão importante para o empoderamento econômico dos jovens:
SOBRE O PROJETO PONTES PARA O FUTURO
O projeto Pontes para o Futuro, financiado pela União Europeia, é uma iniciativa da Plan International Brasil e conta com a parceria do IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania) e com o apoio da ADESC (Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia) e Salesiano.
A iniciativa pretende, até 2018, beneficiar 1.200 jovens de Salvador e Região Metropolitana com idade entre 17 e 24 anos, oferecendo formação em habilidades para vida, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo.