Plan International Brasil 11 4420.8084

PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL ODS 5

Tempo de leitura: < 1 minuto

PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL ODS 5

Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

No dia 05 de abril, a Plan International Brasil coordenou em São Paulo o primeiro Encontro Nacional ODS* 5**.

A reunião contou com a presença de um coletivo muito engajado (18 organizações e coletivos) que incluiu organizações importantes na defesa de direitos de crianças e adolescentes no Brasil, como UNICEF, Visão Mundial, Aldeias Infantis SOS, Promundo, Rede Nacional Primeira Infância, Caritas e Fundação Abrinq.

O objetivo da reunião foi a criação de uma Rede Nacional de ODS 5 com o foco na disseminação da Igualdade de Gênero e conteúdos sobre Direito das Meninas no Brasil, bem como o acompanhamento e a defesa da implementação da Agenda ODS 5 com o Governo Federal .

Nessa ocasião, contamos com a participação de 2 meninas do Projeto Geração, Luana e Kesia; e de Irlane, do Projeto Essa é Minha Vez, num tempo-espaço de muita partilha intergeracional que emocionou e empolgou todas as pessoas presentes.

Para além deste esforço específico sobre os Direitos das meninas nos ODS, a Plan international Brasil também é membro do Comitê Executivo da “Rede Crianças e Adolescentes na Agenda 2030” , em conjunto com a Fundação Abrinq e Visão Mundial.

Temos pela frente 15 anos de trabalho numa agenda positiva para a promoção da igualdade de gênero. Vamos nessa?

*Os ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pensados a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20

** O ODS 5 é “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”