Plan International Brasil 11 4420.8084

PROJETO FAMÍLIAS QUE CUIDAM INSTALA ESPAÇOS LÚDICOS EM ITATIBA

Tempo de leitura: 3 minutos

PROJETO FAMÍLIAS QUE CUIDAM INSTALA ESPAÇOS LÚDICOS EM ITATIBA

Desenvolvido em parceria com a NIVEA, o projeto Famílias que Cuidam prevê a instalação de 10 espaços lúdicos no município

Para contribuir com a promoção do direito de brincar de todas as crianças, o projeto Famílias que Cuidam, desenvolvido pela Plan International Brasil em parceria com a NIVEA, prevê a instalação de 10 espaços lúdicos no município de Itatiba. Até o momento, 8 espaços já foram instalados, distribuídos em Unidades de Saúde, Centros de Referência em Assistência Social e escolas de Educação Infantil.

Os Espaços Lúdicos instalados na CEMEI Pixoxó, Unidade de Estratégia de Saúde da Família “Porto Seguro – José Chaves” e Academia da Saúde “Olívia Capeletto Corradini” foram compostos por caixotes de madeira coloridos, brinquedos, livros infantis, conjunto de mesa e cadeiras. além de tatames. Um espaço composto por estes mesmos elementos será instalado também no CRAS II – Jardim das Nações.

Já os Espaços Lúdicos instalados na Unidade Básica de Saúde “Kátia Kibbi”, CRAS IV – João Corradine e Unidade de Estratégia de Saúde da Família “San Francisco “Clélio Antonio Rela” foram compostos por um Brincamóvel, brinquedos, livros infantis e tatames. O Brincamóvel é um móvel desenvolvido especialmente para o Projeto Famílias que Cuidam, que permite a organização de brinquedos de acordo com cada faixa etária (0 a 1, 1 a 2, 2 a 4 e 4 a 6 anos) e também a organização de livros infantis de forma acessível às crianças. Ele também possui rodas, o que permite uma fácil locomoção.

Na CEMEI Claudio Ely José (Lee Turco) foi instalada uma casinha de madeira e pneus no pátio externo da criança. Por fim, no último sábado, uma parceria do Projeto Famílias que Cuidam com a CEMEI Profª. Maria Helena Pensado Bianchi realizou um mutirão com os pais dos alunos da escola para revitalizar o pátio externo. Foram pintados diversos jogos no chão, tais como amarelinha, centopeia com alfabeto, pista para carrinho e twister, além da pintura das paredes e colunas do pátio. O Projeto Famílias que Cuidam contribuiu com as tintas e também doou uma casinha de madeira para compor o espaço.

SOBRE O PROJETO FAMÍLIAS QUE CUIDAM

Reconhecendo que a atenção e os cuidados na primeira infância são essenciais para uma vida adulta plena, a Plan International Brasil e a NIVEA desenvolvem desde 2014 o Projeto Famílas que Cuidam,  iniciativa que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de ações intersetoriais direcionadas ao fortalecimento das competências familiares envolvendo as crianças, mães e pais, cuidadores, profissionais de saúde, educação, ação social e as comunidades.

O projeto acontece no Capão Redondo e no município de Itatiba (SP), e tem uma vasta programação mensal de atividades que contribuem para que as pessoas que lidam diariamente com crianças – desde mães, pais, profissionais da educação, cuidadoras e cuidadores – ampliem seus repertórios e possam contribuir com o desenvolvimento integral de todas as meninas e todos os meninos.