Plan International Brasil 11 4420.8084

PROJETO PONTES PARA O FUTURO PROMOVE EVENTOS PELO MÊS DA MENINA

Tempo de leitura: 3 minutos

PROJETO PONTES PARA O FUTURO PROMOVE EVENTOS PELO MÊS DA MENINA

Em Salvador e Camaçari, o projeto Pontes Para o Futuro, desenvolvido em parceria com a Stichting Plan Nederland e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), com financiamento da União Europeia, promoveu ações no mês de outubro em prol do Dia Internacional da Menina.

Dia Internacional das Meninas, celebrado no dia 11 de outubro, marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e tem o objetivo de contribuir para tirar milhões de meninas da situação de vulnerabilidade social, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades, a fim de eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.

Em prol dessa data, que faz com que o mês de outubro seja considerado o Mês da Menina, o projeto Pontes Para o Futuro, desenvolvido em parceria com a Stichting Plan Nederland e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), com financiamento da União Europeia, promoveu diversos eventos nas cidades de Salvador e Camaçari.

EM SALVADOR

Na tarde do dia 13 de outubro, foi realizado o evento Interdisciplinar Alusivo ao Dia da Menina, promovido pelas alunas das turmas 6, 7 e 8 do Projeto Pontes para o Futuro, no auditório do Colégio Salesiano do Salvador.

O evento teve como temas  “Trabalho infantil de meninas na cadeia produtiva” e “ As mulheres pioneiras no mercado de trabalho”, abordados por meio de apresentações artísticas e culturais realizadas pelas turmas. Além disso, foi colocado em evidência como as desigualdades de gênero afetam negativamente a vida das meninas e as colocam em desvantagem em relação aos meninos.

EM CAMAÇARI

Já no dia 14 de outubro, foi realizada, na sede da ADESC, parceira da PLAN International no Projeto Pontes para o Futuro, uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Menina, onde pudemos contar com a participação do SENAC, do CAF e a presença de artistas locais e da comunidade.

As atividades foram iniciadas às 13:30, com a abertura nas palavras de Carlos Santos, Assistente Tecnico da PLAN, que enfatizou a importância do Dia Internacional da Menina na luta pela igualdade de gênero. Logo em seguida, a representante da ADESC, Anelisa Batista, cumprimentou os convidados e alunos do projeto, e, dando seguimento, foi iniciada uma palestra pela Psicóloga e Educadora Social Suzana Oliveira, que falou sobre “o Empoderamento Feminino e a Mulher no Mercado de Trabalho”.

Os alunos do Curso Assistente Administrativo apresentaram um painel sobre o tema proposto na ação e fizeram uma apresentação explanando as suas concepções sobre o dia Internacional da menina, logo em seguida o aluno Demerson pediu para falar sobre o Feminismo e a visão dos machistas em torno da mulher.

A partir das 15 horas, tivemos uma oficina de Turbantes ministrada pela artesã e empresária Kaká das Flores, que trouxe uma exposição de artigos voltados para o público feminino. Logo após, as alunas da Turma 02 promotor de Vendas apresentaram um dialogo sobre a importância de ser menina. Os alunos que participaram da oficina de turbante desfilaram para apresentar suas criatividades.

Às 16:00, foi iniciado um coffee break ao som da nossa atração musical Nadja Meireles, que fez homenagem às mulheres cantando musicas das nossas cantoras brasileiras. Logo em seguida, foram distribuídos brindes e, as 17 horas, foi encerrada a nossa atividade.