Plan International Brasil 11 4420.8084

PLATAFORMA MENINAS NO PODER

Tempo de leitura: 2 minutos

MENINAS NO PODER PARTICIPAM DE EVENTO DA CAMPANHA 100 MILHÕES POR 100 MILHÕES

Realizado em Brasília, o encontro fez parte da Semana de Ação Mundial, iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação.

O lançamento solene da campanha “100 Milhões Por 100 Milhões” contou com a presença de Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz e criador da iniciativa. No encontro, promovido no Museu Nacional de Brasília, Kailash Satyarthi falou sobre a campanha – cujo objetivo é mobilizar 100 milhões de pessoas para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, em situação de trabalho infantil e completa insegurança -, contou sobre a importância do poder do jovem na sociedade e também sobre experiências que viveu ao longo de sua caminhada contra a exploração de crianças.

O lançamento da “100 Milhões Por 100 Milhões” também contou com a presença de Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Ana Júlia, estudante secundarista em ocupação do Paraná.

SOBRE A SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL

Lançada pela CGE (Campanha Global pela Educação), a Semana exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área – anteriormente, o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015). De 2003 a 2016, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, já são 1,2 milhão de pessoas mobilizadas.